Conhecer As Doenças

Doenças Oftalmológicas

Conhecer as doenças e saber preveni-las é importante para a sua saúde. Em caso de doença, estas informações nunca deverão substituir a consulta médica.

Miopia

É uma situação em que a imagem é focada à frente da retina e traduz-se por uma dificuldade de visão ao longe. Um olho míope é normalmente maior que o normal e é mais propenso a algumas doenças (ex. glaucoma, descolamento de retina, etc.) pelo que carece de uma atenção especial por parte do médico oftalmologista.

Catarata

A toda e qualquer alteração da transparência do cristalino chama-se catarata.
Quais as causas da catarata? São mais frequentemente resultado do normal envelhecimento mas podem também ser congénitas ou devidas a uma variedade de outros factores como por exemplo:

• Traumatismos,
  • Doenças crónicas dos olhos ou
  • Doenças sistémicas (de todo o organismo) como a diabetes

Quais os sintomas de catarata?
Habitualmente a catarata resulta numa turvação da imagem mas várias outras queixas poderão resultar da sua presença.
O diagnóstico deverá ser sempre feito através da observação por um médico oftalmologista.

Estrabismo

O termo estrabismo é usado sempre que há um desalinhamento ocular. Este problema ocular surge habitualmente nas crianças podendo em muitas delas estar presente já à nascença. É muito importante diagnosticar e tratar esta doença quando a criança ainda é pequena pois, caso contrário, a visão de um dos olhos poderá ficar irremediavelmente diminuída. A criança com estrabismo tem tendência a usar menos o olho desviado que vai ficando "preguiçoso". A esta baixa da visão resultante do estrabismo chama-se ambliopia.

Retinopatia Diabética

A diabetes é uma doença na qual, entre outras alterações, existe um aumento de "açúcar" no sangue.

Esse descontrolo pode prejudicar várias zonas do corpo. Os olhos são um dos orgãos que pode ser gravemente atingido embora inicialmente não haja grandes sintomas.
A retinopatia diabética é uma manifestação ocular da doença e é uma das principais causas de cegueira.

Para evitar a cegueira é necessário controlar o melhor possível os níveis de açúcar no sangue (glicemia) desde as fases iniciais da doença.

A retinopatia diabética surge em consequência de alterações nos pequenos vasos sanguíneos da retina no interior do olho. Os vasos alterados deixam sair líquido e sangue para a retina levando à diminuição da visão. Nalguns casos desenvolvem-se vasos anormais na retina. Estes vasos são muito frágeis e sangram facilmente levando também à formação de tecido fibroso que repuxa a retina.

Este estado da doença é muito grave e chama-se retinopatia diabética proliferativa.

Astigmatismo

Corresponde a uma qualidade visual desigual consoante o eixo visual em causa.
Resulta na maioria dos casos a uma curvatura desigual da córnea provocando uma visão distorcionada.
Pode ocorrer isoladamente ou associado aos outros defeitos refractivos.

Hipermetropia

É um defeito refractivo caracterizado pordificuldade de visão ao perto. Provoca habitualmente fadiga ocular e até dores de cabeça com o trabalho mais minucioso ou com a leitura, pela exigência aumentada de focagema que os olhos são solicitados.

Um olho hipermétrope é habitualmente mais pequeno que o normal e a "resistência" à hipermetropia diminui com a idade. Pode ser a causa do mau aproveitamento escolar de uma criança.

Presbiopia (ou vista cansada)

Corresponde à dificuldade de visão ao perto que é normalmente sentida a partir de certa idade (por volta dos 45 anos).
É devida à perda de elasticidade progressiva do cristalino fruto da idade.

Glaucoma

O que é o glaucoma? É uma doença dos olhos na qual vai havendo uma progressiva subida da tensão ocularlevando a diminuição da visão (podendo mesmo chegar à cegueira). Há vários tipos de glaucoma mas o mais frequente é o glaucoma de ângulo aberto.
O aumento da tensão ocular, se não detetado e devidamente tratado, leva à "morte" lenta e progressiva do nervo responsável pela visão (nervo óptico).

Estas alterações provocam uma perda da visão(em especial do nosso campo de visão). Oglaucoma só dá sintomas numa fase avançada da doença e as alterações na visão só são sentidas pelo doente quando o nervo ótico já tem lesões graves e irreversíveis.